sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2011




Que 2011 seja como um bordel: alegre, cheio de amor, muita música, dinheiro e gente interessante.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Rome





Pra inaugurar esse início de férias escolhi rever o seriado que eu mais curto: Rome. Produzida pela HBO, BBC e Rai, a serie aborda o drama vivido no final do período republicano do império romano em que Julio Caesar se impunha sobre os patricios romanos na tentativa de transformar o então Estado oligárquico em um Estado autocrático regido por sua vontade. O cotidiano do povo que fundou a civilização ocidental, mostra que seus habitos e costumes estão enraizados em nós até hoje. O hedonismo que hoje consideramos uma característica das sociedades modernas nada mais é que um componente romano na civilização ocidental.




O cenário é uma versão fiél à Roma antiga. A imponência do forum com seus mercadores, advogados, escribas e contadores, do outro lado a imundice das ruelas do aventino onde viviam os romanos menos abastados. Os escravos que uns viviam conforme o esteriótipo e outros que viviam como verdadeiros patrícios. O "patter familias" instituto do direito romano que dava propriedade ao pai de família sobre sua casa, seus fillhos, esposa e escravos também é retratado fidedignamente.

Rome é um seriado singular que consegue captar a essência da vida dos antigos romanos tal como a conhecemos hoje. Recomendo a todos que assistam.

Segue o link para download via torrent da primeira temporada:

Rome 1ª temporada

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz nascimento de Mitra


Te lembra alguém essa imagem?
Não, não é quem você está pensando. Esse é Mitra.


O deus mais popular da antiga religião imperial romana, Mitra, até hoje tem seu aniversário comemorado graças ao personagem sincretista Jesus. Assim como a sua ressurreição no terceiro dia copiada pelo cristianismo, a data natalina de Mitra foi também passada para Jesus. Na necessidade de popularizar a seita cristã, no fim do império romano, recorreram a elementos de outras concorrentes mais afamadas para tomar seus fiéis. O patrono dos soldados não foi esquecido, os festivais em sua honra perduram pelos séculos comprovando o quão romanos somos.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PD49

Na parede cinza apenas velhos retratos desbotados do passado. Pessoas que hoje já não existem mais, seja fisicamente ou imaterialmente falando. Nunca fui de ligar muito pro antes, já que nas minhas sinapses atuais o meu "eu" de antes sempre é inferior. A inocência infantil é algo que não é muito popular comigo, ela expressa alguém que eu fui mas que hoje não habita mais nesta casca. O presente é uma conquista muito sofrida para ser jogada fora por algo tão vazio como o que já se foi.

A fumaça sobe formando almas errantes. Desaparecem na escuridão. Além da lâmpada dependurada no teto não é mais meu reino, não me compete saber o destino daquelas aparições. Não é da minha conta. Não quero saber. Que se percam em seu mistério enquanto eu continuo aqui deitado em meu feixe de luz.

O velho vinil continua a girar em seu eixo. A caixa mofada emite sons roucos que movimentam o ar carbônico deste salão no meio de lugar nenhum. Parece muito distante. Não consigo ouvir mais nada. O pulsar, o sangue que corre. Talvez eu veja algumas igrejas da Bahia, talvez alguns sinos. Posso criar de tudo nesse espaço vazio que me pertence. Meus amores, meus terrores, todos em um só quadro surreal que se propaga no infinito. Nem mesmo uma estrela para me guiar, apenas uma estrada que surge a cada segundo a frente dos faróis.



A luz, a luz...

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

The Walking Dead



O motion comic do seriado de sucesso da AMC, The Walking Dead. Pra quem não sabe do que se trata, é uma história em quadrinhos filmada, muito semelhante a uma animação. A história muda um pouco da versão filmada do seriado mas mesmo assim não deixa a desejar hehehe.



domingo, 12 de dezembro de 2010

Donnie Darko



A história se passa em uma atmosfera do fim dos anos 80, em uma cidade interiorana dividida entre liberais e conservadores. Nessa realidade se encontra Donnie Darko, um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia. Em uma noite, um coelho monstro gigante, chamado Frank, acorda Donnie, salvando sua vida, pois repentinamente uma turbina de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. Seu salvador profetiza que o mundo irá se acabar no halloween. Donnie entende ser o mundo pessoal dele e começa a seguir as ordens do misterioso monstro para tentar impedir que isso aconteça.

O filme aborda temas da física teórica como a capacidade humana de diferenciar a realidade das ilusões pessoais e a possibilidade de viagem no tempo usando obras como "Uma breve história do tempo" de Stephen Hawking.








Download via Torrent: Aqui

sábado, 11 de dezembro de 2010

Elis



O amor não me compete, eu quero é destilar as emoções...



Discografia: Download

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

La História Oficial



Durante a sangrenta ditadura militar argentina milhares de cidadãos foram submetidos aos horrores dos calabouços estatais. As mulheres grávidas que fossem presas pela polícia secreta tinham seus filhos, após o parto, roubados e entregues a famílias de militares ou de "cumpadres" de militares que não tinham filhos.

O filme "La historia oficial" retrata um caso de um casal de colaboracionistas do regime que recebe uma dessas crianças como presente do governo. Certo dia uma amiga da esposa do casal volta do exílio na Venezuela e conta desta prática de sequestro de recém nascidos. Até então a origem da menina para a mãe era de um orfanato mas então as suspeitas que sua filha pudesse ter sido fruto desse sistema começa a perturba-la.

Um filme que retrata os dois lados da moeda de um drama vivido até hoje por muitos argentinos.


Segue o link para download via torrent do filme:


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

sábado, 4 de dezembro de 2010

A frente


"Ê, ô tá na hora e no tempo
vamos lá que esse vento
traz recado de partir
beira de praia
não faz mal que se deixe
se o caminho da gente
vai pro mar

Eu vou tanta praia deixando
sem saber até quando eu vou,
quando eu vou, quando eu vou
voltar

Ê, ô vou pra terra distante
não tem mar que me espante
não tem, não"