terça-feira, 2 de novembro de 2010

PT - PIG

A campanha eleitoral de 2010 foi recheada de ataques entre as duas grandes potências políticas - PT e PSDB - alguns com apelo populista, geralmente vindos do PT, e outros tentando abrir os olhos da população para a corja que se escondia por trás da presidente eleita. Uma das revistas de maior circulação nacional, a Veja, foi responsável por várias denúncias de corrupção no atual governo que envolviam em grande parte delas a ministra da casa civil Erenice Guerra que também goza do título de ser o "braço direito" de Dilma.



O Partido dos Tramoieros Trabalhadores e sua base aliada, trataram de se mobilizar para tentar empurrar novamente para baixo do tapete toda a imundíce que vinha a tona com as reportagens. Para realizar tal feito os camaradas fizeram o que sabem fazer de melhor para se defender, tentar desvalorizar o acusador. Uma sigla então utilizada por um jornalistinha pelego do governo, Paulo Henrique Amorim, foi colocada sob a luz dos holofotes para sustentar uma retórica sem sentido para desmoralizar os artigos.

PIG ou Partido da imprensa Golpista é a associação fantasiosa onde todos os jornalistas que falam mal do governo são colocados. O golpismo deles na verdade é a mera crítica ao governo federal, coisa que para gente "democrática" como os petistas é um crime de Estado e uma tentativa de desestabilizar o governo Lula. Para eles, denunciar as grandes falcatruas feitas com o dinheiro do contribuinte por membros da gestão do "Filho do Brasil" é o mesmo que foi feito em 1964 quando os militares tomaram Brasília e depuseram o presidente democráticamente eleito.


Esse discurso contrário a imprensa livre é o mesmo discurso usado nos países da Alba - Alternativa Bolivariana para as Américas - liderados por Hugo Chavez. A Venezuela hoje é o símbolo do quão danoso pode ser um governo que segue a linha populista vermelha pois a democracia é sempre o cordeiro a ser sacrificado no altar Castrista a pedido da benção da popularidade. O PT não faz esforços para esconder suas raízes que estão fixadas nesta linha. Os jonalecos, sites e toda a aparatagem que faz parte de sua propaganda vem a público denúnciar o bom uso da liberdade de expressão feito pelas mídias contrárias ao governo. Suas palavras se traduzem no sentido de que é democrático quando se fala a favor do PT e do governo Lula e golpista falar contra. O mesmo se fazia na URSS onde era socialista quem abaixava a cabeça para o PCUS e porco-imperialista quem contestasse.

Sem a imprensa livre escândalos históricos como o mensalão, o caso Erenice, o escândalo dos sanguessugas, o escândalo dos correios e vários outros não teriam vindo a público, assim como acontecia na ditadura militar onde a corrupção era escondida pela censura. O sucesso do Estado Democrático de Direito não está simplesmente na vontade da maioria mas sim no respeito à liberdade de expressão que é o principal meio de controle da arbitrariedade estatal e dos abusos cometidos por seus membros. Ai mora o medo do PT, ser controlado pela população e não o contrário.