What rewards virtue?
Desde que me tornei mais "autônomo" quanto à minha forma de ver o mundo, começei a me apegar a ideologias. Dos 13 aos 15 tive forte tendências facistas. Logo depois dos 16 comecei com Socialismo e segui várias de suas mais diferentes vertentes. Quando entrei na faculdade fui pro lado da direita liberal (sou aluno da Milton Campos né? Hahahsuhauhs). E hoje tenho uma quedinha pela minarquia mas meus conceitos não são muito certos.A questão é, pra que serve uma ideologia?
Bem, ao meu ver, uma ideologia é uma diretriz para se pautar as decisões, ou seja, as ações. Tudo que é idéia é utópico. Não se deve tratar um ideal como um projeto que deve ser seguido a risca pois assim é certo que serão ignoradas várias variáveis oferecidas pela realidade. O fanatismo é fruto da alienação gerada por essa visão de que um ideal é um conceito que atende a realidade em todos os seus aspectos.
Podemos usar como exemplo os revolucionários maoistas que seguiam sem questionar o ideário de Mao Tsé-tung (até porque questionar não era possível). O comunismo chinês, após alguns anos nas mãos do vulgo Exército da Libertação Popular, caiu barranco abaixo deixando sequelas graves na sociedade chinesa. Os próprios membros do PCC (Partido Comunista Chines - é quase o comando vermelho só que com mais armamento) tiveram que rever seus conceitos para evitarem o colapso de sua ditadura. O cabeça da mafi... ops, do partido, Deng Xiaoping, chegou à conclusão de que era preciso flexibilizar a fidelidade ao socialismo pregado por Mao e abranger outros pontos que, muitas vezes, eram estranhos à visão de muitos movimentos comunistas.
Mao Tsé-tung é meu pastor e...
No livro VII de "A república", Platão fala sobre o chamado Mito da Caverna. Essa alegoria fala sobre um grupo de seres humanos que nasceram e cresceram numa caverna e vivem acorrentados na mesma. Tudo o que estas pessoas conseguem ver é o reflexo do que esta fora da caverna e que é refletido na parede. Esses indivíduos tomam aquele reflexo como sendo a realidade sendo que a verdadeira realidade era a que se passava lá fora. Os fanáticos são assim, não conseguem ver a realidade pois estão presos aos seus conceitos ideais.
Uma ideologia deve ser um "norte" mas nunca uma verdade absoluta. Sim, é claro, carecemos de uma base para nos orientarmos. Porém como cidadãos de uma sociedade que tem como meta atingir a democracia, pelo menos no plano teórico, é mais do que necessário que todo indivíduo seja tolerante e muitas vezes flexível em determinados pontos para que assim seja possível manter esse modelo de pacto social.